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ESTICA E PUXA

Todos sabem da importância de se alongar antes de qualquer atividade física, aqueles 10 a 20 segundinhos puxando um pé aqui, uma perna ali, esticando o corpo lá, é essencial para um início de atividade segura, preparando a musculatura para o exercício e principalmente para que se evitem lesões musculares e dores após a atividade. Além disso, podemos ver o crescimento da Fisioterapia e pilates que, junto à Educação Física, fortalecem os benefícios do alongamento para seus praticantes. O alongamento faz parte de qualquer tipo de modalidade esportiva e atividade física, assim como a importância da coordenação motora, o alongamento é base universal de qualquer exercício. Ele possui vários benefícios, como o aumento da flexibilidade, facilitando nos movimentos corporais e na aptidão física, desenvolvendo maior habilidade para a execução de movimentos complexos, evoluindo o grau de dificuldade da pessoa para com a proposta do exercício. Alivia a tensão muscular, diminuindo dores nas articulações e até dores causadas pelo sistema nervoso, além da melhora na postura. Previnem lesões de qualquer natureza, também aquelas causadas por esforço repetitivo, por isso é muito bom se alongar antes, durante e depois da jornada de trabalho. Quem se acostuma com tal ação pode perceber a melhoria tanto na disposição quanto na redução do estresse durante um dia difícil de trabalho. Por isso existe a Ginástica Laboral, que são exercícios propostos pela própria empresa com o monitoramento de um profissional durante a jornada de trabalho que evitem ou diminuem problemas causados pela ação do dia a dia de trabalho. Alongar-se também melhora a circulação sanguínea e auxilia na redução do mau humor, além de aproximar a pessoa de uma qualidade melhor na terceira idade. Fato é que a própria natureza nos demonstra como é importante se alongar, pois quantas vezes já presenciamos cães e gatos se espreguiçando após um tempo deitados, esticando cada patinha ao máximo que podem e nos mostrando que esse movimento tão natural para eles e instintivo pode fazer a diferença para o bem-estar do seu corpo e sua mente. A simplicidade dos movimentos básicos de alongamentos pode fazer tanta diferença em sua rotina que, muitas vezes, cada estralada do seu corpo ao se esticar pode ser um simples “obrigado” da articulação em agradecimento do seu movimento.

Fabiano Cardoso Pradela Colunista esportivo

“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.”

Joseph Pilates,

criador do método Pilates

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