Você está visualizando atualmente FRIO E SUOR

FRIO E SUOR

FRIO E SUOR

No meio do inverno, aprendi que existia em mim um invencível verão”.

Albert Camus, escritor e filósofo franco-argelino

O verão é a estação do ano onde as academias ficam lotadas e as pistas de caminhada congestionadas, porém agora, na época do frio, o número de praticantes diminui muito, pois há uma tendência da maioria das pessoas se exercitarem no início ou no fim do dia, períodos em que o frio está mais intenso, fora a preguiça que dá em fazer exercícios com baixa temperatura. Mas para os “guerreiros” que enfrentam o frio e mantém sua rotina de exercícios, os benefícios são enormes. A coragem vale muito à pena.

No frio, o corpo humano necessita de movimentação para que se mantenha a temperatura estável, pois a tendência do metabolismo é que fique mais lento. Atividades aeróbicas (baixa intensidade e longa duração) é uma boa sugestão, proporcionando um gasto calórico maior. Diferente de climas quentes, aos quais as atividades físicas tornam-se pouco agradáveis, é no frio que o praticante pode exigir uma maior intensidade, pois o clima favorece em um rendimento melhor e na diminuição da sensação de cansaço. Embora antes do treino, todo o cuidado em se aquecer e alongar bem é pouco, pois os músculos ficam mais enrijecidos e há uma tendência de lesões por estiramento maior. A orientação de um Profissional de Educação Física fará toda a diferença.

E para enfrentar o gelo e não parar de treinar, organize sua agenda semanal e estabeleça uma meta fácil de ser cumprida. Arrumar uma companhia para os exercícios é uma boa estratégia para vencer a preguiça, ainda mais para aqueles que têm uma agenda flexível e conseguem treinar em horários com o frio menos intenso, como no meio do dia. Se sua modalidade preferida não combina muito com o frio, experimente, por curto prazo, outra opção, para que não fique parado. Se motive imaginando estar morando na Europa, onde quase sempre o clima é assim.

Gastronomicamente o frio é um “prato cheio” (literalmente) para grandes aventuras na cozinha. Haja caldo de mandioca, feijoada, chocolates quentes, queijos e vinhos para enfrentar esse delicioso clima. E viver essas experiências mantendo o corpo em ação evitará o aumento de peso e uma consciência pesada. Estar atento ao consumo de água é importante, pois a sensação de sede diminui, deixando o corpo muitas vezes desidratado. A escolha da roupa é importante durante a prática, evite roupas pesadas e muitas blusas, roupas que “cortam” o frio é o ideal, o conforto durante o exercício é fundamental. Cada item pode fazer a diferença em sua rotina de frio e suor, fazendo com que a prática da atividade seja prazerosa, como sempre deve ser independente do clima.

Fabiano Cardoso Pradela

Colunista esportivo, Profissional de Educação Física, Empresário

Subscribe
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários