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AS 10 TENDÊNCIAS FITNESS ATUAIS

De acordo com a revista oficial do CONFEF (Conselho federal de Educação Física), uma pesquisa publicada anualmente pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM) divulgou recentemente uma lista com as 10 principais tendências Fitness de 2022. Tendências que são parâmetro de orientação para os Profissionais de Educação Física, mostrando a atual situação e o futuro do mundo fitness, bem como a forma como as pessoas enxergam a saúde, que sofreu um forte impacto na pandemia e vem se readaptando aos momentos atuais pós-pandemia. Essa lista também traz ao conhecimento de toda a sociedade como a variação e a modernidade vem contribuindo para que as pessoas fujam do sedentarismo e proporcionam, através da atividade física, uma qualidade de vida em uma rotina tão atarefada.

Vamos à lista:

  1. Exercícios em casa: a prática de exercícios em casa não veio com a pandemia, pois antes dela, segundo pesquisa, a quantidade de pessoas que praticavam exercícios em casa era compatível com os que iam à academia. A pandemia apenas valorizou esse tipo de atividade que pode ser uma boa para as pessoas com dificuldade de locomoção e com a agenda apertada. A orientação e supervisão de um profissional são importantes.
  2.  Atividades ao ar livre: estudos mostram que as atividades ao ar livre proporcionam uma resposta psicológica mais interessante, uma vez que o ambiente pode fazer a diferença no bem estar da ação.
  3. Exercícios para perda de peso: a obesidade é o maior problema de saúde pública mundial e na pandemia se agravou. O exercício físico para essa finalidade ganha uma posição de destaque pela eficácia no tratamento de excesso de peso, pois consegue, dependendo dos casos, resolver o problema sem passar por questões hospitalares.
  4. Tecnologia portátil: são aparelhos e aplicativos que incentivam a prática de atividade física, monitorando carga de treino e implantando metas que auxiliam nessa questão. A modernidade e a conveniência andando juntas para o bem estar.
  5. Treino de força com pesos livres: o exercício aeróbico enfatiza o aprimoramento de poucas capacidades físicas (como a cardiorrespiratória), um treino mais completo precisa de complementos importantes, e uma tendência é o treino de força, que potencializa a resistência muscular e desenvolve a funcionalidade corporal.
  6. Treino personalizado: a valorização profissional está cada vez mais evidenciada para os profissionais de Educação Física, e a tendência de, cada vez mais, os profissionais se adaptarem em prescrever treinos individualizados que atinjam os objetivos personalizados de cada aluno é um diferencial nos tempos de hoje.
  7. Aulas de exercícios online ao vivo e gravadas: a internet diminui a distância entre as pessoas, e para o mundo fitness, o atendimento de aulas online é um caminho importante que mantém o relacionamento entre professor e aluno aquecido mesmo ambos em locais diferentes.
  8. Treino usando o peso do corpo: o famoso treino funcional, que alcança ganho de força e flexibilidade utilizando apenas o peso corporal como incentivo de força. Um bom plano de treino ofertado por um profissional pode trazer grandes benefícios ao praticante sem depender de nenhum material esportivo.
  9. Treino intercalado de alta intensidade: são exercícios de variação de intensidade com a possibilidade de aumentar o volume de exercícios, destacando a eficiência de um treino puxado em um espaço curto de tempo, ótimo para pessoas sem muito tempo no dia-a-dia.

10- Coaching de saúde e bem-estar: este trabalho ganhou relevância atualmente e possui uma grande eficácia nos objetivos alcançados, pois, além do profissional orientar o passo a passo dos treinos, ele também influencia na gestão de todo o processo de saúde do aluno, na adoção de hábitos saudáveis e auxiliando em tudo o que o aluno pode fazer diariamente para seu bem estar.

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