Você está visualizando atualmente Líquido Sagrado

Líquido Sagrado

Na última quarta-feira dia 22 de março comemorou-se o Dia Mundial da Água, e é mais que óbvio o quão importante é este elemento na nossa vida e do nosso planeta. Economizar água e tratá-la com valor é uma ação constante em nossa sociedade que deve ser passada de geração para geração. Bebê-la de forma rotineira só traz benefícios e evita muitos males como, por exemplo, problemas renais, as famosas pedras nos rins. A água também se torna elemento fundamental no equilíbrio do corpo durante uma prática esportiva e é estimulada entre os profissionais da saúde antes, durante e depois da atividade.

Iniciar uma prática de atividade física já desidratado refletirá na baixa produtividade corporal e até cognitiva, influenciando no desempenho e na capacidade de realização do exercício, aumentando o cansaço de forma mais rápida e diminuindo ações hormonais como na produção da endorfina. Portanto, antes daquela caminhada ou de qualquer atividade, um copinho d’água antes já vai ajudar bastante.

Já durante a atividade física, a hidratação favorece a homeostase, que é uma condição de estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente, mantendo o equilíbrio do corpo. Logo, esse equilíbrio já pode ser quebrado se o organismo iniciar a atividade já desidratado, como explicado no parágrafo anterior. É perceptível para qualquer leigo que, durante o exercício, a temperatura corporal aumenta e por isso o corpo começa a suar para que se mantenha a temperatura ideal. Com o suor, a desidratação e perca de minerais é instantânea, por isso, aquela garrafinha de água te esperando em uma pausa ou outra durante seu exercício será fundamental para seu corpo e melhorará muito seu fluxo sanguíneo, elevando seu potencial de treino.

Já após a atividade física, a hidratação repõe a quantidade de líquido ideal que muitas vezes não deu tempo de se equilibrar durante o exercício, o calor do corpo continua alto e demora algum tempo para diminuir e se regular. Sendo assim, essa hidratação pós-treino trará o “cheque-mate” ideal para que seu corpo mantenha-se em equilíbrio e a atividade física traga em sua totalidade a restauração saudável que o corpo necessita. Pratique atividade física e beba água, antes, durante, depois e sempre.

Subscribe
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários