Você está visualizando atualmente Provando a Prova

Provando a Prova

Passei a semana ouvindo a seguinte frase dos meus alunos no colégio: “Ah não professor, está de brincadeira! Prova?”. A cômica reclamação da maioria se fez devido à aplicação de uma avaliação teórica para as notas do 4º bimestre referente à modalidade Handebol, ao qual realizamos várias aulas práticas no decorrer das semanas. Eu respondia com um sorriso assim: “Claro, estamos na escola e escola tem prova”.

A Educação Física Escolar possui uma infinidade de planos e conteúdos muito importantes para auxiliar no desenvolvimento dos alunos. Isso vai muito além do que somente buscar o conhecimento do corpo e seus movimentos. A atividade aliada ao conhecimento das modalidades esportivos, proporciona socialização e trabalho emocional que fortalecem cada aluno participante. Para nós professores, resgatar a importância da nossa tão famigerada Educação Física passa a ser uma missão árdua que foi mal cultivada por longos anos por alguns profissionais, embora a grande maioria traga honra ao que faz.

Realizar uma avaliação de handebol para uma sala na escola pode ser uma situação simples e corriqueira para alguns professores e, para muitos alunos, uma novidade. E se há novidade poderá haver estranheza. Tão logo, fiquei muito feliz com a receptividade de todos os alunos na aplicação da prova. O nervosismo de alguns me deixou orgulhoso, pois, “ora bolas”, era uma prova e valia nota, tem que levar a sério. As discussões pós-prova sobre as questões e o reforço das regras e curiosidades do handebol também é um fator de crescimento. Tudo isso em prol da educação e da busca do aprender, sempre.

Aplicar uma avaliação teórica na Educação Física não somente significa avaliar o conhecimento do aluno, mas fortalece a fixação do conteúdo em sua cabeça, pois, por mais explicações que podemos fomentar durante as aulas práticas, cujo quais os alunos não anotam os conteúdos ofertados por ser aula prática, a avaliação materializa os conteúdos e, mesmo errando algumas questões, atinge um grau de captação positivo. Com certeza, com a avaliação, o handebol despertou ainda mais conhecimento aos alunos e, principalmente, a experiência de fazer uma prova de Educação Física, se acostumando com a situação e entendendo que esta disciplina pode ser cada vez mais chamativa e muito além do que “jogar bola”. Pois antes da palavra “Física” vem a palavra “Educação”.

Subscribe
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários